Alguma vez já se pegou pensando nisso?
“Trabalho mais de 12 horas por
dia, meus preços são bons, meus produtos são ótimos, minha equipe é treinada,
meu segmento é grande, mas não conseguimos crescer, não conseguimos sair do
lugar, estamos patinando e tendo prejuízo! Essa crise está nos matando, o dólar
alto prejudica demais, meu concorrente está queimando preço e acabando com o
segmento, o varejo está em decadência, a internet matou as lojas
físicas...etc..etc..”
Esse sentimento não é único e não
é só com você. Fique tranquilo pois ele é mais comum do que se imagina. Mais de
70% das pequenas e médias empresas têm muita dificuldade em crescer e em
encontrar seu espaço no mercado. A competitividade é grande, os riscos são
eminentes e não podemos sequer piscar. Nesses momentos de dificuldades é comum
achar que os erros e problemas estão do “lado de fora”, no mercado, na crise,
no concorrente, etc... Você se conforta quando descobre que um concorrente
também está com dificuldade? Dá aquele alívio em saber que tem mais gente
reclamando da crise? Quando você ouve de alguém: “Esse mês para mim foi
péssimo”; Na mesma hora você pensa: “Opa, não é só comigo, uffa...”;
É normal o nosso cérebro agir
dessa forma. Sempre nos defendendo e nos confortando de que o problema não é só
nosso. Somos apenas vítimas do sistema, do mercado, da crise etc...
Esses sentimentos são muito
perigosos. Se ficarmos olhando para o lado de fora, esperando que as coisas
melhorem de forma natural e consequentemente reflitam em nossos resultados, a
chance de quebrarmos é gigantesca!!
Quando o empresário chega nessa
situação, é preciso agir imediatamente. A luz amarela ascendeu!!
Importantíssimo nessa hora, buscar uma visão externa, que enxergue seu negócio
de fora para dentro. O seu negócio tem que ser único, diferente do padrão e
para isso precisamos tira-lo da zona de conforto. É preciso entender o que está
realmente acontecendo dentro da sua empresa e não fora. Por isso as
consultorias são tão importantes no mundo corporativo, ela traz uma visão de
uma posição a qual o empresário muitas vezes não consegue ter. Não tenha
vergonha em pedir “ajuda”, isso não o faz incompetente, muito pelo contrário,
mostra que você foi responsável e teve a sensibilidade de que algo não estava
bem e, não esperou pelo pior, você agiu rápido!
A consultoria empresarial não são apenas
para grandes empresas, elas são para todas aquelas que querem ou precisam
enxergar de fora para dentro! Precisamos identificar o potencial do seu mercado
atuante e entender como sua empresa se comporta em relação a ele. Não adianta
gastarmos energia, tempo e dinheiro, se a direção está errada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário